quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Uma coisa que faz sentido...


"Nós, historiadores, sendo a nossa profissão uma tentativa da maior aproximação possível da verdade e de suspeição perante tudo o que pode deformar o testemunho, sentimo-nos pouco à vontade diante de quem quer que seja que nos interrogue.
Sei muito bem que a minha memória é muito infiel, muito flutuante, e que há perguntas que me fazem e que eu faço a mim próprio às quais não posso responder com precisão.
Que dizer então? Uma impressão?
(...) Chamo a atenção para isso: quando se tenta contar a própria vida, fica-se enredado na vontade inconsciente de se valorizar e dizem-se muitas coisas falsas. Estamos muito menos aptos a criticar o nosso testemunho do que o dos outros".

George Duby
________ 
Referencia: Paixões Comuns (conversas com Philippe Sainteny)

4 comentários:

  1. OLÁ,
    MUITO VERDADEIRO... DEBRUÇAR-NOS SOBRE NÓS MESMOS requer coragem... fica muito mais fácil ver o cisco no olho alheio...
    Bjs na alma e serenidade pra vc.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo texto querida, as vezes é muito fácil preocupar-nos com a vida de outras pessoas e esquecemos das nossas.(muito sério isso).
    Beijinhos a vc

    ResponderExcluir
  3. A seleção do texto foi ótima. Lidar com a verdade, buscar a verdade é algo muito relativo, principalmente quando lidamos com a nossa, mas o orgulho e a vaidade nos faz defender nossa verdade perante a dos outros.

    ResponderExcluir
  4. uma verdade forte, mas nao há verdade máxima, indubitável, penso. tudo tem varios prismas e se narrar é, por vezes, necessário, dado que seremos uma garrafa lançada ao mar para que encontremos outros naufragos e ilhas, para aproximar mundos sem perder de vista o rico horizonte de cada individuo.é adição e nao mistura... sei lá, vou levar esse texto para reflexão.
    abs

    ResponderExcluir