terça-feira, 24 de agosto de 2010

Quero dormir por cem anos, mas...

Pois é, estou seriamente necessitada de descanso. Se eu pudesse, se meu dinheiro desse, eu dormiria um sono encantado de 100 anos e ai do príncipe enchirido que viesse perturbar meu sono... Mas, como não posso dormir por 100 longos anos decidi me dar folga e peguei aquela edição comprada a quatrocentos anos atrás de Ecce Homo de Nietzsche para ler, o livro não é longo, a edição tá em letras toleraveis... e eu já estou acabando \o/ Foi uma boa escolha no final das contas...

Pois é [2], triste isso, você está morrendo de vontade de dormir por cem anos e então decide ler Nietzsche... é, eu acho que preciso de terapia e também de fisoterapia (minha burcite está  deixando meu braço podre de dor) e tantas outras coisas que se eu fosse listar não acabaria esse post ainda nessa encarnação e nem trabalharia ou pagaria minhas contas...

Mas, enfim, entre as loucuras dessa homem nada digestivo, um alemão que fantasiava ser polonês e que a cada 10 palavras que diz 11 contém alguma critica ao cristianismo (11 mesmo, porque uma ele pensou mas não conseguiu falar) eu me encontro diante de um livro que estou gostando (a essa altura gostei), realmente estou me divertindo (ou me divertir) muito com essa leitura... o que não é surpreendente uma vez que o próprio homem disse que "os cristãos mais sérios sempre foram ponderados em relação a mim" (Nietzsche, ECCE HOMO, pg. 39). Acho que afinal sou uma cristã ponderada.

Ah! Não, eu não pretendo resenhar esse livro por aqui, não tenho gabarito para tal... Talvez na próxima encarnação... Ops, não existem reencarnações (bem, eu ao menos não acredito que existam).

Ah [2]! Uma das meninas me perguntou... "Sim ,se você quer dormir  por 100 anos e ainda dispensa o príncipe pq decidiu ler um livro?" Pois é, sempre me perguntam isso, tenho esse hábito chato de diante de um stresse ler um livro e para essa pergunta constante em minha vida encontro em Nietzsche a resposta: 

"No meu caso, faz parte de minha recreação ler tudo: conseqüentemente, ler aquilo que me livra de mim mesmo, que me deixa passear em ciências e almas desconhecidas - aquilo que eu não levo mais a sério. Ler me relaxa de minha própria seriedade... Ao tempo do trabalho e da frutificação segue o tempo do recreio: vinde, pois, vós, os livros agradáveis, espirituosos e argutos! ..."

(Nietzsche, ECCE HOMO, pg.51)

2 comentários:

  1. Hoje acordei querendo dormir mais duas horas... Duas horinhas estava bom... ahahah... Não precisava 100 anos... rs

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Olá, Pandora...
    Obrigada pelo post, estou devendo a 2ª parte dele..
    Te add..
    Abraços....

    ResponderExcluir