sexta-feira, 12 de março de 2010

Compaixão, nas palavras de Milan Kundera...

"Nas línguas derivadas do latim, a palavra compaixão significa que não se pode olhar o sofrimento do próximo com o coração frio; em outras palavras: sentimos simpatia por quem sofre. Uma outra palavra que tem mais ou menos o mesmo significado é piedade (em inglês pity, em italiano pietà, etc.), que sugere mesmo uma espécie de indulgência em relação ao ser que sofre. Ter piedade de uma mulher significa sentir-se mais favorecido do que ela, é inclinar-se, abaixar-se até ela.

É por isso que a palavra compaixão inspira, em geral, desconfiança; designa um sentimento considerado de segunda ordem que não tem muito haver com amor. Amar alguém por compaixão não é amar de verdade.

Nas línguas que formam a palavra compaixão não com o radical passio, sofrimento, mas com o substantivo sentimento, a palavra é empregada mais ou menos no mesmo sentido, mas dificilmente se pode dizer que ela designa um sentimento mau ou medíocre. A força secreta de sua etimologia banha a palavra com uma outra luz e lhe dá um sentido mais amplo: ter compaixão (co-sentimento) é poder viver com alguém qualquer outra emoção: alegria, angústia, felicidade, dor. Essa compaixão (no sentido de soucit, wspolczucie, Mitgefänsla) designa, portanto, a mais alta capacidade de imaginação afetiva - a arte da telepatia das emoções. Na hierarquia dos sentimentos, é o sentimento supremo."

Referencia:

KUNDERA, Milan. A insustentável leveza do ser. São Paulo: Círculo do Livro, 1984.
______________________________________

Gosto muito de Milan Kundera, do estilo dele, do jeito como ele escreve, sempre problematizado tudo, dialogando com o leitor, explicando o que ele quer dizer de maneira clara, confiando que o leitor vai entender o sentido de suas palavras. Ele é um dos meus autores favoritos e consegue traduzir em palavras coisas que me são familiares, Kundera me faz ri e chorar, me toca profundamente o coração desde sempre.

A partir desse texto eu entendi o que sinto por algumas pessoas que me cercam e parei de me questionar sobre o motivo que me leva a apoiar pessoas que fazem coisas que tantas vezes não considero corretas, é o co-sentimento, é como se fosse comigo, então não há o que fazer, como posso não apoiar as pessoas que amo independente de qualquer coisa? Eu as vezes só gostaria de amar pessoas mais "normais", mas será que existem pessoas "normais" no mundo???

Também gostei desse texto pq assim eu posso me justificar diante do espelho por não dizer as palavras moralmente corretas, pelo silêncio, pela compreensão e por esconder quando é preciso que assim seja feito. Mas é que o amor é forte como a morte, não há retorno, não posso trair o amor que sinto, o amor é meu kitsch, aquilo que exclui do campo visual tudo o que existe de essencialmente inaceitável e enquanto eu digo isso eu sinto que só agora entendo plenamente o que é kitsch (quando li no livro não entendi direito, eu acho...)!!!

Enfim, acho que por hoje é só... só espero que haja quem me entenda também...

Nenhum comentário:

Postar um comentário