segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Ei! Sorria... Mas não se esconda atrás desse sorriso... Uma pequena mensagem de FIM DE ANO...

Aos meus amigos, ao que não são fabulosos desconhecidos passando por esse espaço e aos que são também, essa é minha mensagem de fim de ano!!!


Pois é, todo mundo tem dias difíceis, e quando eles se tornam rotina as coisas começam a parecer piores do que realmente são... Mesmo no clima do fim de ano essa última semana tem sido bem difícil e ficar feliz mesmo com muito esforço tem sido uma tarefa bastante complicada!

Mesmo com determinação, as vezes, manter um sorriso no rosto, ficar ok... encarar a rotina dentro de casa, superar os problemas com as pessoas que vivem próximas a nós, aguentar a família, engolir os problemas com algumas relações complicadas que só a Internet consegue produzir e tudo o mais parece uma missão impossível, uma meta inalcançável, um caminho rumo a lugar nenhum.

Mesmo tentando muitoooooooo ficar otimista, alegre, fazer piada, não usar de ironia, não ser mordaz, tudo isso cansa e esse negócio de não deprimir se torna algo tão chato de se fazer... uma coisa que dá muithu trabalho (muito com th que é para dar ênfase) que se entregar a depressão acaba se tornando uma opção incrivelmente tentadora, um negócio simplesmente muitoooo mais fácil de se fazer... quem nunca se sentiu tentado a simplesmente deprimir?????? Quem nunca deprimiu por pelo menos um tempo???

E aliás, quem nunca se sentiu tentado a deprimir, mas se decidiu firmemente a não se deixar deprimir??? E dá uma de homem ou mulher forte!!! Ser forte é um troço fácil de dizer e difícil de ser, eu tenho ganas de ser fraca, mas o contexto não me permite, que saco!!!

Pois é, voltando ao ponto, ficar deprimido é mais fácil que ficar feliz, adoecer é mais fácil que ficar saudável, engorda é mais fácil que emagrecer (bem se vc acha fácil emagrecer certamente não tem um metabolismo lento como o meu), mas ainda assim amanhã cedo tem mais uma festa de fim de ano, alguns terão mesmo que comandar a festa (quem foi que disse que ser popular é legal??? Alguém que nunca foi popular com certeza!!!), amanhã cedo haverão pessoas que carecem de nosso sorriso afável, haverá uma mãe que precisa de um filho, filhos que precisam de uma mãe, um amigo que precisa de um abraço, um trabalho que precisa ser iniciado, outro que precisa ser começado e um terceiro que precisa ser concluído! Amanhã é outro dia e novamente pessoas irão está em torno com seus sorrisos e lágrimas e mesmo que a depressão ou a tristeza sejam uma opção fácil, talvez ela não seja a mais viável, ficar na cama até o fim do dia parece uma opção tentadora, mas certamente não é uma boa idéia! Ou será que é uma boa ideia, mas não é uma opção???

Talvez arrumar alguém ou algo onde se possa desabafar as magoas seja uma boa ideia e uma opção tentadora ao mesmo tempo, despejar as ideias em um diário, escrever um pouco no blog, fazer um desenho melancólico, escrever uma poesia que fale de morte, lavar uma pia de pratos enorme, ensaboar as paredes do banheiro, tomar um banho frio, dormir cedo, comer um doce, ler um romance bobo com final feliz, desses que a gente já sabe o final na hora que ler o titulo, não acho boa ideia atacar um romance trágico nesse momento, embora eu esteja com uma vontade terrível de fazer isso... dar um jeito de extravasar os males para voltar a vida cotidiana com suas tragédias e comédias é algo que tem que ser feito de toda forma, fugir não é uma coisa boa, e isso já é meio que senso comum eu acho!!!

Qualquer coisa é uma opção, mesmo que seja tão difícil ficar feliz, sou da opinião que existem momentos em que é preciso decidir ser feliz e se esforçar na realização desse projecto... Sabe, pessoa desconhecida que um dia qualquer vai passar por esse lugar obscuro da net cheio de pequenos pedaços da vida de uma pessoa estranha que vc talvez conheça e talvez não, as vezes, apenas as vezes, eu acho que ser feliz requer esforço, mas vale a pena, vale a pena fazer da felicidade uma meta pessoal e apostar as poucas fichas que a vida nos dá nesse projecto.

E sabe de uma coisa engraçada, terminando esse texto, eu percebo que escrevi uma coisa tão óbvia que é de dar dó e deprimir mais ainda quem já está deprimido, tornei a falar uma coisa que dezenas de pessoas já falaram de uma forma mais clara, mais lírica, mas incrivelmente tocante do que eu... É deprimente como os seres humanos são repetitivos... Mas hoje eu não quero me deprimir, hoje eu quero apenas desabafar, não é culpa minha que as angústias humanas sejam sempre as mesmas e que seja tão previsível o nosso pesar e a nossa alegria, como sou humana não posso fugir do previsível. Será que isso é algo para se lamentar??? Talvez seja!!! Vai saber!!! Não nos resta opção senão viver, ao menos não para mim...

Ah..., não eu não esqueci do titulo da postagem, já pensou se alguém chegou a esse blog para pegar esse texto apenas, não vou frustra essa pessoa que queria pegar o texto na integrar... Vou deixar o texto de onde tirei esse titulo na forma em que ele me foi enviado... Um texto que também é minha mensagem de fim de ano para meus amigos e amigas que vez ou outra passam por aqui:

Ei! Sorria... Mas não se esconda atrás desse sorriso...

Mostre aquilo que você é, sem medo.
Existem pessoas que sonham com o seu sorriso, assim como eu.
Viva! Tente! A vida não passa de uma tentativa.
Ei! Ame acima de tudo, ame a tudo e a todos.
Não feche os olhos para a sujeira do mundo, não ignore a fome!
Esqueça a bomba, mas antes, faça algo para combatê-la, mesmo que se sinta incapaz.
Procure o que há de bom em tudo e em todos.
Não faça dos defeitos uma distancia, e sim, uma aproximação.
Aceite! A vida, as pessoas, faça delas a sua razão de viver.
Entenda! Entenda as pessoas que pensam diferente de você, não as reprove.
Ei! Olhe... Olhe a sua volta, quantos amigos...
Você já tornou alguém feliz hoje?
Ou fez alguém sofrer com o seu egoísmo?
Ei! Não corra. Para que tanta pressa? Corra apenas para dentro de você.
Sonhe! Mas não prejudique ninguém e não transforme seu sonho em fuga.
Acredite! Espere! Sempre haverá uma saída, sempre brilhará uma estrela.
Chore! Lute! Faça aquilo que gosta, sinta o que há dentro de você.
Ei! Ouça... Escute o que as outras pessoas têm a dizer, é importante.
Suba... faça dos obstáculos degraus para aquilo que você acha supremo,
Mas não esqueça daqueles que não conseguem subir a escada da vida.
Ei! Descubra! Descubra aquilo que há de bom dentro de você.
Procure acima de tudo ser gente, eu também vou tentar.
Ei! Você... não vá embora.
Eu preciso dizer-lhe que... te adoro, simplesmente porque você existe.

Charles Chaplin



P.S.: Isso ficou com cara de texto de alto-ajuda, deixo claro que não tenho a pretensão de fazer esse serviço, a humanidade já tem pessoas empenhadas nisso, todas elas mais competentes que eu e que erram menos na grafia das palavras também, eu só estive desabafando minhas magoas, se vc detestou ou amou pode comentar ou não!!!

Um comentário:

  1. Gostei dessa mensagem de fim de ano. Chaplin é genial, e essa palavra não diz tudo o que penso dele. Eu sou da opinião, que não se deve ignorar a tristeza, é preciso expressá-la, pq tudo que escondemos fica mais forte e mais pesado e acaba dando em doença. Eu me acho uma pessoa forte, não por nunca ter caído, mas por sempre fazer força para levantar depois que aprendo com a situação ruim.
    Esse verso resume muito o meu ultimo aprendizado: "Não faça dos defeitos uma distancia, e sim, uma aproximação.
    Aceite! A vida, as pessoas, faça delas a sua razão de viver.
    Entenda! Entenda as pessoas que pensam diferente de você, não as reprove.
    Ei! Olhe... Olhe a sua volta, quantos amigos..." beijos pandinha!

    ResponderExcluir

Esse blog não representa um exercício de escrita, ele é um exercício de memória, de lembranças e esquecimentos. Funciona como uma caixa onde guardo coisas, sinta-se livre para comentar, mas saiba: comentários sem relação com o post serão excluídos por respeito a quem comenta de verdade.